Casos de gripe aumentam dez vezes numa semana 595

09 de Janeiro de 2015

Números altos devem-se, em parte, às baixas temperaturas. Estão a ser investigadas quatro mortes nas urgências de hospitais.

O número de casos de gripe subiu dez vezes na última semana, o que quer dizer que começou o período epidémico, segundo o Instituto Nacional Ricardo Jorge. No mesmo período, a mortalidade cresceu acima do esperado, devido, entre outros fatores, à gripe e às baixas temperaturas que se têm feito sentir por todo o País. De acordo com a plataforma Vigilância da Mortalidade, contabilizaram-se mais de 2.600 óbitos.

Entre 29 de dezembro e 4 de janeiro, a taxa de incidência da síndroma gripal foi de 127.7 casos por cada cem mil habitantes, face aos 13.1 registados na semana do Natal. Em comunicado, a Direção-Geral da Saúde (DGS) diz que «à data, a atividade gripal é alta», apontou o “Diário de Notícias”. Na referida semana, a evolução da mortalidade «por todas as causas» apresentou «um acréscimo em relação ao esperado». Segundo a DGS, o aumento, habitual desta época do ano, «pode estar associado às baixas temperaturas, à descompensação por doenças crónicas e a infeções respiratórias causadas por diferentes microrganismos, nomeadamente gripe».