CE aprova medicamento da MSD para cancro do pulmão 639

CE aprova medicamento da MSD para cancro do pulmão

01 de Setembro de 2016

A Comissão Europeia (CE) aprovou Keytruda (pembrolizumab), a terapêutica anti-PD-1 da MSD, na dose de 2 mg/kg a cada três semanas, para doentes com cancro do pulmão de células não-pequenas (CPCNP) localmente avançado ou metastático em doentes cujos tumores expressam PD-L1 e que tenham recebido pelo menos um esquema de tratamento prévio com quimioterapia.

Doentes com mutações tumorais positivas EGFR ou ALK devem também ter recebido a terapêutica aprovada para essas mutações antes do tratamento com Keytruda. A aprovação da CE permite a comercialização de Keytruda em todos os 28 estados membros da UE.

A aprovação foi baseada em dados do estudo KEYNOTE-010, um estudo pivotal que demonstrou que Keytruda melhorava significativamente a sobrevivência global (SG) em comparação com a quimioterapia padrão instituída.

«Esta aprovação marca um avanço significativo para os médicos de toda a Europa e os seus doentes com cancro do pulmão avançado, um dos cancros mais comuns e desafiantes», afirmou Deepak Khanna, vice-presidente sénior e presidente regional da Oncologia da MSD Europa. «Os dados que apoiam esta aprovação demonstram o potencial de Keytruda no cancro do pulmão de células não-pequenas avançado e a importância da seleção dos doentes apropriados para tratamento. Ansiamos por levar esta imunoterapia aos doentes na Europa tão rapidamente quanto possível», acrescentou em comunicado.