CE aprova vacina da BioNTech-Pfizer para adolescentes dos 12 aos 15 anos 688

A Comissão Europeia (CE) aprovou a utilização da vacina da BioNTech-Pfizer para adolescentes dos 12 aos 15 anos, após o aval da Agência Europeia do Medicamento (EMA).

Apesar desta aprovação, a Comissão Europeia explica que a decisão vai caber sempre aos países da União Europeia (UE).

“A Comissão Europeia adotou uma decisão para aprovar a utilização da vacina BioNTech-Pfizer anticovid-19 para crianças entre os 12 e 15 anos de idade”, escreveu a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides numa publicação na rede social Twitter.

Segundo a responsável europeia, “os Estados-membros podem agora optar por expandir o seu programa de vacinação aos jovens”, sendo que essa será sempre uma decisão de cada país.

O anúncio surge depois de a Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa) ter autorizado o uso da vacina da Pfizer-BioNTech contra a covid-19 em adolescentes dos 12 aos 15 anos, sendo esta a primeira vacina aprovada para esta faixa etária.

Os especialistas da EMA consideram que a vacina é segura e eficaz em adolescentes dos 12 aos 15 anos, cujo uso nesta faixa etária já estava autorizado nos Estados Unidos.

A vacina da Pfizer-BioNTech estava antes aprovada na Europa para pessoas a partir dos 16 anos.