A Merck, anunciou que a Comissão Europeia (CE) aprovou Tepmetko (tepotinib), uma vez por dia, por via oral, como monoterapia para o tratamento de doentes adultos com cancro do pulmão de não-pequenas células (CPNPC) avançado, com alterações que resultam em skipping no exão 14 do gene do fator de transcrição epitélio-mesênquima (METex14), que necessitem de terapêutica sistémica após tratamento prévio com imunoterapia e/ou quimioterapia contendo platina.
Tepmetko é um inibidor do MET, administrado por via oral uma vez por dia, que inibe a sinalização mediada pelo recetor oncogénico MET, causada por alterações no gene MET.
Possui um mecanismo de ação altamente seletivo com o potencial de melhorar os resultados clínicos em tumores agressivos cujo prognóstico é desfavorável e que apresentam estas alterações específicas.
A aprovação baseia-se nos resultados obtidos do estudo pivotal de Fase II VISION, que avaliou Tepmetko como monoterapia em doentes com CPNPC avançado com alterações skipping no METex14.