CE autoriza comercialização de medicamento da AbbVie para tratar uveítes 567

CE autoriza comercialização de medicamento da AbbVie para tratar uveítes

06 de Julho de 2016

A AbbVie anunciou que a Comissão Europeia (CE) concedeu a autorização de comercialização de adalimumab para o tratamento da uveíte não infecciosa intermédia, posterior e panuveíte, em doentes adultos que tiveram resposta inadequada à terapêutica com corticosteroides, em doentes que necessitam de reduzir o uso de corticosteroides ou em que o tratamento com corticosteroides é inapropriado.

O adalimumab é a primeira e única opção de tratamento biológico aprovada para a uveíte não infecciosa em Portugal.
 
«Sem o tratamento ou gestão adequados a uveíte pode ter um grande impacto no doente e na sua acuidade visual. Neste momento com a aprovação de adalimumab temos o primeiro tratamento biológico aprovado nesta indicação, com o potencial de poder ajudar os profissionais de saúde a tratarem a inflamação associada com a uveíte e a melhor gerirem a doença», disse, em comunicado, Eduardo Ribeiro, diretor médico da AbbVie Portugal. “Os dados do nosso programa de ensaios clínicos VISUAL reforçam o perfil de segurança e eficácia de adalimumab enquanto opção de tratamento para doentes com uveíte não infecciosa”.
 
Desde a sua primeira autorização de introdução no mercado, há 13 anos, o adalimumab foi aprovado em mais de 90 países. É atualmente utilizado para tratar mais de 989.000 doentes em 13 indicações aprovadas em todo o mundo.