CE autorizou comercialização da vacina Nuvaxovid contra a covid-19 564

A Comissão Europeia (CE) autorizou a comercialização na União Europeia da vacina Nuvaxovid, após o parecer positivo da Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

Em comunicado, a CE informa que concedeu uma autorização condicional de comercialização para a vacina Nuvaxovid, desenvolvida pela Novavax, na sequência de uma recomendação científica positiva da EMA.

Para a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, esta quinta vacina “oferece aos cidadãos europeus uma proteção adicional bem-vinda contra a pandemia. Que esta autorização ofereça um forte incentivo a todos os que ainda não foram vacinados, ou não receberam a dose de reforço, no sentido que é agora o momento de o fazer”.

A autorização é válida para os 27 Estados-membros, mas a vacina da Novavax não deverá ser utilizada em Portugal, pois segundo o que foi adiantado em julho, não está incluída no planeamento da vacinação contra a covid-19.

Neste momento, estão autorizadas a comercialização de cinco vacinas contra a covid-19: BioNtech-Pfizer, Moderna, Astrazeneca, Johnson & Johnson, e agora a da Novavax.