O Centro Clínico Académico de Braga (2CA-Braga) realizou, no primeiro semestre deste ano, mais de 50% dos ensaios clínicos de fase III em Portugal. A nível nacional foram aprovados 41 ensaios clínicos de fase III e o 2CA-Braga foi selecionado para 21 desses ensaios, procurando assim contribuir para que os avanços da investigação médica levem a benefícios clínicos diretos para os doentes.
A oncologia é líder no número de ensaios clínicos no 2-CA Braga, seguida de neurologia, psiquiatria e gastroenterologia. O Centro Clínico Académico minhoto está a realizar ensaios clínicos em 256 áreas terapêuticas, quer por iniciativa da indústria, quer por iniciativa de investigadores.
O Centro de Investigação Clínica tem vindo a aumentar anualmente o número de ensaios clínicos de fase III aprovados pela autoridade nacional competente, o INFARMED. Em 2018 foi responsável por 33,33% dos ensaios clínicos e em 2019 por 34,78% do total nacional. Desde 2017 o 2CA-Braga já realizou 124 ensaios clínicos de todas as fases de desenvolvimento do medicamento (I, II, III IV).
Neste momento o centro tem em curso 165 estudos clínicos, sendo que 76 são ensaios clínicos, oito ensaios de fase II, 66 de fase III e dois de fase IV.
O 2CA-BRAGA procura reforçar a posição da Escola de Medicina da Universidade do Minho como líder em inovação em biociências e investigação translacional, promovendo em conjunto com o Hospital de Braga a manutenção da saúde ao longo da vida e, principalmente, contribuindo para agregar qualidade de vida por meio de avanços inovadores, enquadrada num ambiente de prestação de cuidados de saúde e a promoção e produção de conhecimento no sentido de tornar os cuidados clínicos mais efetivos, melhorando a qualidade e eficiência assistencial.
O 2CA-Braga é membro do sistema científico nacional e integra redes nacionais e internacionais de investigação clínica. Dispõe de uma equipa diferenciada e multidisciplinar, que pretende responder às necessidades dos investigadores, dos promotores e dos participantes dos ensaios clínicos.
O Centro Clínico Académico de Braga (2CA-Braga), é uma parceria sem fins lucrativos, entre a Universidade do Minho (UM), através da Escola de Medicina (EM) e do ICVS.
Os ensaios de fase III. O que são?
Os ensaios clínicos de fase III decorrem sequentemente depois dos ensaios clínicos de fase I e II. Nos ensaios clínicos de fase I é avaliada a tolerabilidade e a segurança do composto do novo medicamento e orientar a dosagem mais adequada para estudos posteriores, geralmente num pequeno número de voluntários saudáveis.
Os ensaios clínicos de fase II tem por objetivo determinar a eficácia do produto e estabelecer a dose apropriada do medicamento experimental para uma patologia específica.
O foco principal dos ensaios clínicos de fase III confirmar o benefício terapêutico e paralelamente, testar a eficácia e segurança do medicamento numa população menos selecionada e comparando com outras terapêuticas existentes.
Sobre a Escola de Medicina da Universidade do Minho – A Escola de Medicina da Universidade do Minho (EM-UM) nasceu em 2000 como Escola de Ciências da Saúde. A sua identidade é marcada pela solidariedade e coesão, pela cultura da avaliação e pela transparência e responsabilidade social. A EM integra um cluster que conta com a participação do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), do Centro Clínico Académico 2CA Braga, do Centro de Medicina Digital P5 e da Associação Ciência, Inovação e Saúde (B´ACIS). Mais informação em https://www.med.uminho.pt/pt.