Centro Hospitalar do Oeste aumenta cirurgias e reduz listas de espera 570

08 de setembro de 2014

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) aumentou no espaço de um ano a atividade cirúrgica e as consultas e reduziu as listas de espera para consulta em mais de 17%, anunciou na sexta-feira o conselho de administração.

Entre julho de 2013 e deste ano, registou-se «um aumento da atividade cirúrgica programada em 9,6%, um aumento de 4,9% no número de consultas realizadas e uma redução da lista de espera para consulta em 17,8%», afirmou o presidente do conselho de administração do CHO, Carlos Sá.

A atividade cirúrgica, que já no ano passado «tinha tido um aumento de 8,4%», voltou a registar uma subida entre julho passado e o mês homólogo de 2013, tendo sido realizadas mais 305 utentes, comparativamente com o período homólogo de 2013.

A par do aumento de 3.192 cirurgias para 3.497, registou-se, durante o mesmo período, um aumento de 79.816 em julho de 2013 para 83.747 no mesmo mês deste ano, o que representa mais 3.931 no conjunto dos hospitais que integram o CHO, nomeadamente as unidades de Torres Vedras, Caldas da Rainha e Peniche.

Os resultados, sublinhou Carlos Sá, «permitiram diminuir a lista de espera para consulta, que tem neste momento menos 2.155 utentes», citou a “Lusa”.

Os dados foram anunciados na unidade de Torres Vedras, durante a inauguração das novas instalações da consulta de Oftalmologia.

O serviço, que reabriu em novembro de 2013 na unidade de Caldas da Rainha, foi desde 24 de junho alargado ao hospital de Torres Vedras.

Na unidade de Caldas da Rainha já foram realizadas 2.643 consultas (das quais 2.109 este ano) e na de Torres Vedras foram consultados 227 utentes.

Quanto à atividade cirúrgica programada foram realizadas 95 cirurgias oftalmológicas na Unidade de Caldas da Rainha, às quais tiveram também acesso utentes de Torres Vedras.

A inauguração das instalações foi ainda marcada pela assinatura de uma parceria com uma empresa local que prevê a distribuição aos colaboradores do CHO de cartões de desconto nas lojas do grupo.

A empresa compromete-se igualmente a ceder equipamentos oftalmológicos para a Consulta de Oftalmologia da Unidade de Torres Vedras.

O Centro Hospitalar do Oeste engloba os hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche e abrange, além das populações daqueles concelhos, as de Óbidos, Bombarral, Cadaval, Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra, servindo mais de 292.500 pessoas.