Centros de saúde do Algarve com menos 1% de atendimentos no primeiro semestre de 2014
19 de Agosto de 2014
Os centros de saúde do Algarve registaram 654.719 consultas no primeiro semestre deste ano, menos 1,1% que em igual período de 2013, apesar do aumento de 11% de consultas realizadas no Barlavento, informou a Administração Regional de Saúde (ARS).
Em 2014, os centros de saúde do Sotavento realizaram-se 108.058 consultas de medicina geral e familiar programadas e não programadas, ou seja, menos 1% que em 2013, enquanto os centros de saúde do centro algarvio realizaram nos primeiros seis meses deste ano 299.815 consultas, menos 9% que no ano anterior, explicou fonte da ARS do Algarve.
Em comunicado, a ARS destaca o aumento de 11% de consultas programadas e 5% nas primeiras consultas nos centros de saúde do Barlavento algarvio, que este ano registou 246.846 consultas.
«Representa uma melhoria significativa neste Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) que, apesar do elevado número de utentes sem médico de família, tem conseguido implementar uma estratégia de reorganização e racionalização dos recursos humanos existentes», sublinha a ARS em comunicado, citada pela “Lusa”.
Os dados divulgados apontam, ainda, para um aumento de 3% na taxa de utilização em toda a região, ou seja, cerca de 53,3% dos utentes inscritos no Serviço Nacional de Saúde utilizaram pelo menos uma vez as unidades de saúde de cuidados de saúde primários algarvios.
Quanto aos cuidados de enfermagem, a ARS sublinha que os valores são semelhantes aos registados em 2013, tendo-se realizado 444.004 atendimentos em toda a região.
O ACES do Sotavento é responsável pelo atendimento às populações dos concelhos de Tavira, Vila Real de Santo António, Castro Marim e Alcoutim, enquanto o ACES Central atende os utentes dos concelhos de Faro, Albufeira, Loulé, Olhão e São Brás de Alportel.
O ACES do Barlavento atende as populações dos concelhos de Portimão, Silves, Lagoa, Vila do Bispo, Aljezur, Monchique e Lagos.