Centros de saúde vão passar a fazer análises 591

Centros de saúde vão passar a fazer análises

25-Mar-2014

O Ministério da Saúde quer concentrar as análises clínicas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e que as colheitas sejam feitas logo nos centros de saúde. Para isso, as equipas dos hospitais vão deslocar-se aos cuidados primários, onde serão feitas as recolhas e, sempre que possível, logo no dia em que o médicos as prescreveu.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando leal da Costa, disse ao “Diário de Notícias” que «as pessoas preferem fazer a colheita de sangue quando vão à consulta, logo no centro de saúde, sendo o sangue transportado para o laboratório público de referência».

O objetivo é esgotar a capacidade instalada do SNS, «que é enorme», diz Leal da Costa, e garantir que os «resultados estejam disponíveis online, muitas vezes no próprio dia». Uma meta que se alarga às radiografias, cujos resultados podem chegar no mesmo dia aos médicos de família. As poupanças ainda estão por estimar, mas o Estado tem gasto cerca de 150 milhões de euros/ano só com os laboratórios convencionados, apesar de ter reduzido as despesas em cerca de 30% nos últimos anos. A medida está em teste há um ano, por exemplo, na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. O presidente, Luís Cunha Ribeiro, refere que há centros de saúde que já fazem isso. «Temos equipas dos Hospitais Garcia de Orta, Amadora-Sintra, Santa Maria e São Francisco Xavier que estão lá todos os dias. Não podemos obrigar as pessoas a fazer ali, mas tentamos promover a colheita, com qualidade e em boas condições de transporte».