A Check-Up Virtual lança-se em formato digital com uma plataforma multimédia organizada por “consultórios de especialidade”, onde estarão disponíveis vários conteúdos e informação atualizada, credível e de fácil acesso na área da Saúde. A plataforma, promovida pela NewsEngage, arranca com a área dedicada ao cancro cutâneo, doença que regista cerca de 12 mil novos casos por ano em Portugal.
Na plataforma, o visitante é recebido e acompanhado a uma sala de espera de um consultório pela anfitriã virtual, Elisa – homenagem a Elisa Augusta da Conceição Andrade, a primeira mulher a exercer a profissão de médica em Portugal, em 1889 – de onde parte à descoberta das potencialidades da Check-Up Virtual.
A Check-Up estará no ar até ao final deste ano e tem como objetivo proporcionar uma experiência de navegação imersiva, dispondo de um programa de webinares abertos ao público, para assegurar o envolvimento com a audiência, bem como vídeos informativos, questionários, dicas, sugestões para uma vida mais saudável e recomendações dadas por médicos especialistas em cada uma das áreas. As iniciativas são realizadas em colaboração com profissionais médicos, sociedades médicas, associações e outras entidades do setor.
Sandra Silva, Diretora-geral da NewsEngage, explica que “o contexto pandémico desafiou-nos a repensar criativamente a Check-Up porque, apesar dos constrangimentos à realização de uma ação deste género num local público, como habitualmente fazíamos, os pressupostos da iniciativa são mais atuais que nunca. A questão da saúde pública passou a dominar o espetro mediático, mas, ao mesmo tempo, foram adiadas consultas, o acesso às recomendações dos profissionais de saúde ficou mais difícil e nem sempre as fontes de informação disponíveis são credíveis ou de qualidade. A nossa plataforma responde a essa necessidade e permite o acesso a ‘consultórios de especialidade’ com conteúdos úteis, interessantes e apelativos.”
“A recetividade das marcas tem sido muito positiva e a nossa expetativa é alta: a plataforma será constantemente atualizada com novas especialidades e pretendemos atingir as 60 mil visitas nos três primeiros meses. O objetivo é fazer da Check-Up a plataforma de referência em literacia em Saúde em Portugal”, finaliza Sandra Silva.
Aceda à Check-Up Virtual em https://checkup.com.pt e https://www.facebook.com/checkup.pt
Sobre a Check-Up
A Check-Up conta com um histórico de oito edições, realizadas num formato presencial em locais de grande circulação de público – como Praça da Figueira, Gare do Oriente e Centros Comerciais -, uma lotação de 100% e um impacto mediático muito relevante, com cobertura em todos os meios de comunicação nacional de referência. A iniciativa aconteceu pela primeira vez em 2015 e tem como objetivos a promoção de práticas de saúde e bem-estar, a literacia em saúde e a sensibilização para a importância da prevenção e diagnóstico atempado. Trata-se de uma iniciativa promovida pela NewsEngage, unidade do grupo LPM que desenvolve projetos de comunicação integrados para diferentes comunidades, em parceria com marcas, laboratórios e entidades de referência do setor, como associações e sociedades médicas.
Mais informação:
Estudos recentes pela revista The Lancet (395) revelam que 59% dos consumidores utiliza, em tendência crescente, plataformas de saúde e 81% dos consumidores mais jovens optam por assistentes digitais de monitorização. Ou seja, o perfil do consumidor está num caminho de transformação e de crescente adesão a plataformas virtuais. Num cenário pandémico, a criação de uma plataforma virtual informativa que crie interação com o utilizador é de extrema importância pela forma como aborda e, simultaneamente, sensibiliza para diferentes problemas de saúde.