Cientista português recebe duas bolsas para estudar cancro intestinal 673

Cientista português recebe duas bolsas para estudar cancro intestinal

04 de Setembro de 2015

Duas bolsas de investigação internacional, para a pesquisa na área do cancro intestinal, foram atribuídas ao português Noel de Miranda, ex-aluno de Biologia Aplicada da Universidade do Minho, em pouco mais de dois meses.

 

Uma das bolsas, a primeira, foi atribuída pela Associação Norte-Americana de Estudo do Cancro, que concedeu 93 mil euros durante o período de dois anos.

 

Agora, o investigador português de 33 anos recebeu o prémio Bas Mulder e foi distinguido com 430 mil euros, atribuídos pela Sociedade Holandesa de Cancro (SHC) e por uma fundação não-governamental de estudo da doença, a Alpe d’HuZes.

 

Noel de Miranda disse à “Renascença” sentir-se ainda mais estimulado a prosseguir a sua investigação na área do cancro intestinal. «Com este dinheiro o projeto consegue sustentar-se de forma independente. Consigo executar a investigação toda que propus», afirmou. 

 

A investigação de Noel de Miranda tem como principal objetivo o desenvolvimento de estratégias que estimulem o sistema imunitário de doentes com cancro colo-rectal para que as células tumorais possam ser identificadas e eliminadas pelo mesmo.

 

O estudo propõe utilizar as proteínas que se encontram modificadas nas células tumorais para estimular uma resposta imunitária contra as mesmas, algo semelhante ao que é feito através da vacinação contra certas doenças.