Cimeira Ibérica: Portugal e Espanha vão partilhar informações na área da Saúde 872

Cimeira Ibérica: Portugal e Espanha vão partilhar informações na área da Saúde

05-Junho-2014

O Governo português e espanhol assinaram ontem um Memorando de Cooperação Técnica no Domínio da Saúde para realizar seminários, consultorias técnicas, intercâmbios de modelos de faturação e partilhas de informação sobre preços e comparticipações de medicamentos.

O memorando assinado entre o Ministério da Saúde português e espanhol, na XXVII Cimeira Luso-Espanhola, em Vidago, Chaves, tem por objetivo reforçar a cooperação transfronteiriça e assegurar uma prestação de cuidados de saúde de qualidades aos cidadãos.

A cooperação entre os dois países na saúde, segundo o memorando a que a “Lusa” teve acesso, assentará no intercâmbio de informação e modelos de faturação, realização de reuniões de colaboração, conferências, seminários, cursos, consultorias técnicas e visitas de especialistas.

Partilhar informações sobre preços e comparticipações de medicamentos, sobretudo em relação àqueles com forte impacto para a sustentabilidade dos sistemas de saúde dos dois Estados será outro dos focos da cooperação.

Segundo o memorando, a cooperação na saúde representa uma «mais-valia» para Portugal e Espanha, melhorando a sua eficiência e gestão.

«A cooperação realizada no âmbito do presente Memorando de Cooperação Técnica será objeto de relatórios de avaliação anuais, os quais serão submetidos a aprovação ministerial», indica o documento, acrescentando que as despesas efetuadas no âmbito do memorando dependem da disponibilidade do orçamento dos dois ministérios.