Colégio de oncologia OM: Medicamentos biológicos eficazes no tratamento do cancro da mama 766

Colégio de oncologia OM: Medicamentos biológicos eficazes no tratamento do cancro da mama

06 de Outubro de 2016

Os medicamentos biológicos têm mostrado ser fortes aliados no tratamento do cancro da mama. Segundo a presidente do colégio de oncologia da Ordem dos Médicos (OM), estes fármacos «em alguns casos têm excelente resposta com ganhos no controlo da doença». Estes são eficazes «no aumento da sobrevivência, com situações de regressão da doença» e também já são «usados para consolidar a eficácia da cirurgia, evitando que a doença reapareça naquele local ou noutro», explicou ao “DN” Helena Gervásio.

No entanto, como indica a dirigente, os medicamentos biológicos não são substitutos da quimioterapia, podendo ser encarados como uma terapêutica complementar.

Esta premissa é também defendida por Gabriela Sousa, presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia, pelo menos por agora. «Estamos longe de dizer que os biológicos vão substituir a quimioterapia. Os tumores que não expressem os alvos precisam sempre de quimioterapia. Podemos dizer que os biológicos serão a tendência para evitar a “quimio” no futuro».

Espera-se que nos próximos dois anos fiquem disponíveis quatro genéricos de biológicos para o cancro, e a tendência, de acordo com uma notícia avançada pelo “DN”, será optar por estes quando for possível.