Colégios preparam dispensa em proximidade 540

Os Conselhos dos Colégios de Especialidade de Farmácia Comunitária e de Farmácia Hospitalar da Ordem dos Farmacêuticos (OF) já iniciaram os trabalhos de elaboração da norma profissional que irá definir as condições para a dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade.

A OF informa que o bastonário Helder Mota Filipe esteve reunido com os presidentes dois dois Conselhos dos Colégios de Especialidade: Carolina Mosca (Comunitária) e João Ribeiro (Hospitalar). Foram discutidos os requisitos “que os farmacêuticos que trabalham nestas áreas profissionais consideram essenciais para poderem prestar o serviço de acordo com os mais rigorosos critérios de qualidade e segurança”.

A medida, prevista no Orçamento de Estado para 2023 (OE 2023), deverá receber por parte da OF uma proposta de norma profissional “ainda durante o primeiro trimestre deste ano”. Será colocada em Consulta Pública e posteriormente aprovada pela Direção Nacional, seguindo-se a sua apresentação ao Ministério da Saúde.

A dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade ganhou força com a pandemia de covid-19. Mas contou já com projetos-piloto relevantes, como a dispensa de medicamentos para o VIH/Sida e hepatites.