Colonoscopias com sedação no SNS custam 28 euros
02-Abr-2014
Os utentes do Serviço Nacional de Saúde que realizem colonoscopias com sedação passam a ter de pagar 28 euros de taxa moderadora, 14 do exame e outros 14 da sedação, segundo a nova tabela de preços.
De acordo com a tabela publicada no site da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), a taxa moderadora para a realização da colonoscopia total é de 14 euros, a que acrescem outros 14 euros de taxa pela sedação.
O valor da taxa moderadora para a colonoscopia total ou esquerda (parcial) manteve-se sem alterações, respetivamente em 14 e 13 euros.
A partir desta terça-feira, todas as colonoscopias realizadas nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde podem ser feitas com recurso a sedação, uma forma de reduzir o receio com a realização deste exame.
Segundo uma norma clínica colocada em discussão pública no site da Direção-geral da Saúde (DGS) «a sedação (anestesia) tem de ser realizada por médico anestesiologista».
«O médico gastrenterologista que procede ao exame não deve ser envolvido no processo de sedação», refere ainda o documento citado pelo “Público”.
Antes desta norma, a Ordem dos Médicos veio avisar que o Ministério da Saúde estava a propor uma sedação inadequada para as colonoscopias, que poderia pôr em risco os doentes, indicando que fosse feita por gastrenterologistas e não por anestesistas.