No próximo dia 19 de outubro decorre mais uma edição do Colóquio Fundação Grünenthal, este ano, excecionalmente, em formato digital. A cerimónia é dedicada ao tema “Cognição e Dor” e dirigida pelo Professor Dr. Vasco Galhardo, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), com moderação do Professor Doutor Walter Osswald, presidente da Fundação Grünenthal.
No encontro realizar-se-á ainda a entrega do Prémio Grünenthal Dor 2019, que distingue projetos nas vertentes de investigação básica e clínica, entregue aos trabalhos “Neuropathic Pain Induced Alterations in the Opioidergic Modulation of a Descending Pain Facilitatory Area of the Brain”, da autoria principal da Prof. Doutora Isabel Martins, e “Brain Grey Matter Abnormalities in Osteoarhtritis Pain: a Cross-sectional Evaluation”, da autoria principal da Dra. Joana Barroso.
A Fundação Grünenthal tem a missão de investigar e divulgar conhecimento científico em Portugal, com particular dedicação ao âmbito da dor e respetivo tratamento. Por essa razão, promove e patrocina prémios destinados a galardoar trabalhos de investigação científica, bem como jornalísticos, que se enquadrem nos seus objetivos estatutários.
Programa do Colóquio Fundação Grünenthal:
16H00 – Introdução
Professor Doutor Walter Osswald
16H05 – Conferência “Cognição e Dor”
Professor Doutor Vasco Galhardo
16H30 – Neuropathic pain induced alterations in the opioidergic modulation of a descending pain facilitatory area of the brain
Co-autora: Doutora Ana Rita Costa
16H45 – Brain grey matter abnormalities in osteoarthritis pain: a cross-sectional evaluation
Autor principal: Dra. Joana Barroso
17H00 – Encerramento