Combater infeções: Comprovada atividade antibiofilme dos nanossistemas lipídicos contendo diferentes compostos bioativos 507

Duas alunas do mestrado em Bioengenharia testaram e comprovaram a atividade antibiofilme dos nanossistemas lipídicos contendo diferentes compostos bioativos, nomeadamente resveratrol, quercetina e ómega 3.

O trabalho foi desenvolvido por Ana Beatriz Pereira e Mariana Terroso, a frequentar o Mestrado em Bioengenharia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), numa colaboração conjunta entre a FEUP, a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa (UFP) e o Centro de Física da Universidade do Minho.

De acordo com o explicado no site da Universidade Fernando Pessoa, os biofilmes “associados a dispositivos médicos e tecidos corporais podem ser responsáveis pelo insucesso do tratamento de infeções com terapia antimicrobiana, contribuindo para o desenvolvimento de infeções crónicas”.

Uma vez que a remoção dos biofilmes pode ser bastante difícil, tem-se trabalhado em diferentes estratégias para combater as infeções com a presença de biofilmes, algumas das quais têm sido bem sucedidas. “Uma das estratégias promissoras nesta área é a utilização de nanossistemas que podem veicular antibióticos ou outros agentes antimicrobianos com atividade antibiofilme”. Isto porque, ainda de acordo com o site da UFP, “a pequena dimensão e outras propriedades dos nanossistemas (por exemplo, interação superficial, adesão, deformabilidade) podem ser ajustadas para permitir que os agentes antimicrobianos atravessem a matriz extracelular do biofilme”.

O trabalho foi apresentado num congresso nacional, Biophysics Festival – 4th Meeting of Young Biophysicists, organizado pela Sociedade Portuguesa de Química, na Universidade da Beira Interior, Covilhã, tendo sido agraciado com o prémio de melhor poster.

As estudantes apresentaram ainda comunicações orais no 10th Iberian Meeting on Colloids and Interfaces (RICI X), em Coimbra, e ainda no Curso Avançado de Bionanossistemas para aplicações farmacêuticas e cosméticas do Mestrado de Biofísica e Bionanossistemas da Escola de Ciências da Universidade do Minho.