Comissão define critérios de inovação na hepatite C 505

Comissão define critérios de inovação na hepatite C

28 de Agosto de 2014

Hospitais terão de aprovar novos tratamentos com base em novos critérios. Haverá cerca de cem doentes críticos à espera.

É amanhã que são finalmente definidos os critérios para tratar os doentes com hepatite C com medicamentos inovadores, que podem atingir taxas de cura acima de 90%. Até aqui já se falava em casos excecionais, de risco de vida, mas os critérios estavam por definir, sendo por isso escassa a sua utilização. O INFARMED acredita que a partir desta reunião será possível saber o número concreto de doentes a tratar.

Vários hospitais contactados pelo “Diário de Notícias” referiram estar para breve a utilização dos novos medicamentos, que deverá chegar a cerca de cem doentes. A maior fatia (quase 70 doentes) estará no Hospital de Santa Maria, onde já foi aprovada a utilização em dois doentes. Os hospitais estavam a analisar os pedidos dos médicos, já que, apesar de aprovado, o preço do medicamento ainda está a ser negociado com a indústria. Agora, os critérios finais ficarão definidos.