Comissão Europeia aprova tratamento da AstraZeneca para o cancro da mama 1234

Comissão Europeia aprova tratamento da AstraZeneca para o cancro da mama

 


16 de agosto de 2017

A AstraZeneca anunciou que a Comissão Europeia aprovou Faslodex (fulvestrant) para o tratamento do cancro da mama localmente avançado ou metastático, positivo para os recetores de estrogénio, nas mulheres pós-menopáusicas que não foram previamente tratadas com terapêutica endócrina.

A aprovação da União Europeia (UE) tem por base os dados principais do ensaio clínico FALCON, de fase III, que confirmou a superioridade de Faslodex 500mg em relação a anastrozol 1mg, enquanto tratamento de primeira linha para as mulheres pós-menopáusicas com cancro da mama localmente avançado ou metastático, positivos para os recetores de estrogénio, que não foram tratadas previamente com terapêutica hormonal.

Jamie Freedman, vice-presidente executivo e head of oncology business unit da AstraZeneca, comentou, citado em comunicado: «Esta nova aprovação da UE mostra a força científica do Faslodex, com mais de 15 anos de experiência clínica. As mulheres pós-menopáusicas com cancro da mama avançado e positivo para os recetores de estrogénio podem agora beneficiar de Faslodex numa fase mais precoce da sua doença. Continuamos a explorar o potencial deste medicamento importante enquanto monoterapia e em combinação com outros medicamentos».

Faslodex foi aprovado pela primeira vez em 2002 e está atualmente a ser testado em combinação com 19 outros medicamentos para o tratamento de mulheres com cancro da mama avançado positivo para os recetores de estrogénio.