Comitiva da Ordem foi conhecer (de perto) o serviço Pharmacy First no Reino Unido 142

Helder Mota Filipe, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), esteve no Reino Unido, esta semana, para partilha de informação e conhecimentos sobre a implementação e prestação do novo serviço farmacêutico Pharmacy First (intervenção farmacêutica em situações clínicas ligeiras).

A OF, como especifica no seu portal, tem como objetivo a criação de um projeto inspirado neste serviço, “implementado nas farmácias comunitárias britânicas, e reconhecido por aliviar a pressão sobre os serviços de saúde, através de intervenções farmacêuticas protocoladas para um conjunto de situações clínicas ligeiras”.

A comitiva da OF reuniu com David Webb, chief pharmaceutical officer do National Healht Service (NHS), para em conjunto analisarem o processo de “integração dos farmacêuticos nos cuidados de saúde primários, o desenvolvimento dos protocolos para resolução de situações clínicas ligeiras em farmácia comunitária e novas formas de colaboração do sistema de saúde com os farmacêuticos comunitários”.

Helder Mota Filipe reuniu ainda com Claire Andersson, da Royal Pharmaceutical Society, que apresentou o impacto do serviço Pharmacy First, realçando a sua importância para tornar o acesso aos cuidados de saúde mais equitativo, eficiente e sustentável. O bastonário visitou também farmácias comunitárias que disponibilizam o serviço Pharmacy First.