Oximetalozina: 25 segundos para aliviar a congestão nasal 345

Dr.ª Isabel da Luz, farmacêutica e diretora técnica da Farmácia Rainha do Douro, aborda a temática da congestão nasal, destacando algumas das características mais relevantes das soluções disponíveis no mercado.

Segundo um estudo europeu, 84% dos doentes valorizam o alívio rápido como o ponto chave na escolha de um descongestionanate nasal. Outros estudos, comprovam que a oximetazolina proporciona o início mais rápido do alívio da congestão nasal, tornando Vicks Sinex Respir o descongestionante nasal comprovadamente com o inico de ação mais rápido – atua ao fim de 25 segundos, para além da longa duração do seu efeito (12 horas) e de ser suave para a mucosa nasal, acelerando a recuperação da rinite em 2 dias.

Saiba tudo sobre as melhores opções para tratar a congestão nasal dos seus utentes no vídeo abaixo:

Informações essenciais compatíveis com o RCM 

Vicks Sinex Respir, solução para pulverização nasal, 1 ml de solução contém 0,5 mg de cloridrato de oximetazolina (cada pulverização de 45 microlitros de solução contém 22,5 microgramas de cloridrato de oximetazolina). Indicações terapêuticas: descongestionante nasal em situações como sinusite e rinite aguda, alérgica ou vasomotora. Posologia e Modo de administração: Adultos e crianças a partir dos 6 anos: 1 pulverização em cada narina, 2 a 3 vezes por dia. Não deve ser utilizado por um período superior a 10 dias consecutivos, exceto com prescrição médica. Via nasal. Introduzir o adaptador nasal em cada narina e pressionar 1 vez. Contraindicações: hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes, rinite seca e crianças com idade inferior a 6 anos. Efeitos indesejáveis: Doenças do sistema nervoso: Muito raros: sonolência, sedação, cefaleias; Doenças cardíacas: Raros: palpitações, taquicardia, hipertensão; Doenças respiratórias, torácicas e do mediastino: Frequentes: desconforto nasal (sensação de queimadura e secura da mucosa nasal), espirros. Pouco frequentes: após diminuição do efeito, aumento do inchaço da mucosa (hiperemia reativa) e epistaxe; Doenças do sistema imunitário: Pouco frequentes: reações de hipersensibilidade (angioedema, rash, prurido); Perturbações do foro psiquiátrico: Desconhecido: insónias, agitação; Perturbações gerais e alterações no local de administração: Desconhecido: taquifilaxia (utilização de longa duração/sobredosagem), fadiga. Titular da AIM: P&G Health Germany GmbH. Data da revisão do texto: 05/2022. Medicamento não sujeito a receita médica. Para mais informação deverá contactar o Titular de AIM.

Como ajudar os utentes a terem noites mais descansadas

A Dra. Isabel da Luz, farmacêutica e diretora técnica da Farmácia Rainha do Douro, fala-nos da importância do alívio dos sintomas das gripes e constipações que pioram durante a noite, nomeadamente, a congestão nasal e a tosse.

Saiba tudo no vídeo abaixo!

 

Informações essenciais compatíveis com o RCM 

Vicks Vaporub, pomada, associação: cânfora 50 mg/g + óleo essencial de terebentina 50 mg/g + levomentol 27,5 mg/g + óleo essencial de eucalipto 15 mg/g. Indicações terapêuticas:  tratamento da congestão nasal e da tosse relacionadas com constipações e gripes. Posologia e modo de administração: Por fricção (uso cutâneo): Adultos e crianças com idade superior a 12 anos: 2 - 3 colheres de chá (5 ml) de Vaporub; Crianças dos 6 aos 12 anos:1 - 2 colheres chá (5 ml) de Vaporub; Crianças dos 30 meses aos 6 anos: 1/2 - 1 colher de chá (5 ml) de Vaporub; Vicks Vaporub não se destina a aplicação em crianças com idade inferior a 30 meses de idade. Repetir 2 a 3 vezes por dia se necessário. Aplicar no pescoço, peito e costas. Por inalação (via inalatória): Adultos e crianças com idade superior a 6 anos: dissolver 2 colheres de chá (5 ml) num recipiente com água muito quente, mas não a ferver. Inalar 10 a 15 minutos. Não reaquecer a mistura. Contraindicações: não utilizar em caso de hipersensibilidade à substância ativa ou aos excipientes; não utilizar em casos de antecedentes convulsivos. Não utilizar por fricção em crianças com idade inferior a 30 meses de idade. Efeitos indesejáveis: Efeitos ao nível local: vermelhidão, irritação dérmica, irritação ocular (por inalação), dermatite de contacto. Podem ocorrer muito raramente irritações ou reações alérgicas que normalmente são ligeiras. Perturbações gerais e alterações no local de administração (frequência desconhecida): queimaduras no local de aplicação. Titular da AIM: Laboratorios Vicks, S.L. Data da revisão do texto: 06/2018. Medicamento não sujeito a receita médica. Para mais informação deverá contactar o Titular de AIM.