Como ajudar os utentes a terem noites mais descansadas 312

A Dr.ª Isabel da Luz, farmacêutica e diretora técnica da Farmácia Rainha do Douro, fala-nos da importância do alívio dos sintomas das gripes e constipações que pioram durante a noite, nomeadamente, a congestão nasal e a tosse.

Uma nova publicação de 2023, reúne toda a informação sobre a forma como os vapores terapêuticos de Vicks VapoRub (mentol, óleo essencial de eucalipto, óleo essencial de terebintina e cânfora) vão atuar sobre diferentes recetores das vias respiratórias superiores:

  • a cânfora ativa os recetores TRPV1, resultando na sensação de alívio do nariz congestionado;
  • adicionalmente, as substâncias de Vicks VapoRub atuam sobre os recetores da tosse, tais como TRPV1/TRPA1, impedindo que outros estímulos que provocam tosse se liguem a esses mesmos recetores, atenuando assim a sua atividade.

 

Para mais informações clique aqui.

 

Referências

  1. Stinson RJ, Morice AH, Sadofsky LR. Modulation of transient receptor potential (TRP) channels by plant derived substances used in over-the-counter cough and cold remedies. Respir Res. 2023 Feb 8;24(1):45.

 

Vicks VapoRub, pomada

Informações essenciais compatíveis com o RCM

*Não são conhecidas interações com outros medicamentos.

Vicks VapoRub, pomada, associação. Cânfora 50 mg/g + óleo essencial de terebintina 50 mg/g + levomentol 27,5 mg/g + óleo essencial de eucalipto 15 mg/g. Indicações terapêuticas: tratamento da congestão nasal e da tosse relacionadas com constipações e gripes. Posologia e modo de administração: Por fricção / Uso cutâneo: Adultos e crianças com idade superior a 2 anos: 2-3 colheres de chá (5-10 ml) de VapoRub. Crianças dos 2 aos 12 meses: ½ colher de chá (1 ml) de VapoRub. Crianças dos 30 aos 36 meses: 1-1½ colher de chá (2-3 ml) de VapoRub. Vicks VapoRub não está aconselhado a crianças com idade inferior a 2 anos. Pode repetir 2 a 3 vezes por dia se necessário. Aplicar no peito e nas costas com uma camada espessa, cobrindo as áreas aplicadas com um pano quente e seco. Não misturar. Contraindicações: Não utilizar em caso de hipersensibilidade à substância ativa ou aos excipientes. Não utilizar em doentes com problemas respiratórios, como asma ou doença pulmonar obstrutiva crónica. Advertências e precauções especiais de utilização: Não aplicar sobre feridas, mucosas ou pele irritada. Não utilizar por inalação direta nem por aerossol. Não ingerir. Pode provocar reações alérgicas de contacto e irritação ocular. Seque as mãos após a aplicação para evitar contacto acidental com os olhos. Pode provocar broncospasmo, principalmente em crianças pequenas. Efeitos indesejáveis mais frequentes: irritação da pele; reações alérgicas ao domicílio do fármaco. Perturbações gerais e alterações no local da administração (frequente: irritação da pele). Medicamento não sujeito a receita médica. Para mais informação deverá contactar o Titular da AIM.

MAT-PT-VICKS-24-000013

Data da revisão do texto: 07/2018.