O uso da tecnologia para otimização de processos é, cada vez mais, uma vantagem competitiva para qualquer empresa em ascensão.
A Solução Innergy Business Software da flowinn – Vertical para a Distribuição Farmacêutica tem como objetivo o controlo e evolução do negócio, juntando ao pensamento lean, tecnologia avançada.
Esta solução promove a digitalização e automatização de todos os processos operacionais da Distribuição Farmacêutica, com o objetivo de, implementando todas as regras regulatórias e aplicando as Boas práticas da Distribuição, aportar valor acrescentado ao negócio.
A solução permite a automatização das seguintes funções:
- Digitalização dos processos administrativos entre parceiros de negócio, implementando as funções de compra e venda automática entre entidades;
- Apoio à tomada de decisão comercial – possibilidade de entender a elasticidade de preços do portefólio, maximizando a margem dos produtos;
- Implementação de políticas de descontos por entidade/conjunto de entidades, por diversos critérios de negócio;
- Automatismo para trocas e devoluções de produtos entre as farmácias, a central de compras e os fornecedores, implementando processos descentralizados e integrados entre as entidades, sem necessidade de lançamentos manuais;
- Automatização do report mensal ao Infarmed de compras e vendas de medicamentos de substâncias controladas, com um processo digital descentralizado entre as entidades que contribuem para o processo (e devidamente homolgado pelo Infarmed);
- Resumo de faturas de Clientes e Fornecedores – para cálculo de descontos (recebidos e a atribuir) e controlo da conta corrente;
- Faturação eletrónica e EDI – envio de faturas e recebimento das encomendas dos Clientes compliant com os processos legais da AT e comunicação com os diferentes softwares de frente de loja das farmácias;
- Digitalização do processo de reclamações a fornecedores e de clientes – controle dos assuntos pendentes e dos timings de resposta;
- Comunicação com a MVO/NMVS – efetuada a leitura do “identificador único – datamatrix” dos medicamentos conforme as exigências do Infarmed, fazendo a comunicação com o Hub Nacional MVO/NMVS e garantindo que os nossos Clientes transacionam apenas medicamentos permitidos;
- Comunicação ao SIEXP – criação do ficheiro reporting mensal ao Infarmed;
- Comunicação Covid-19 – criação do ficheiro reporting semanal ao Infarmed;
- Atualização automática da BD de forma diária a partir dos dados do Infarmed;
- Planeamento automático das operações logísticas – transformação do armazém num ambiente inteligente, com a otimização do planeamento das operações logísticas para os operadores do armazém.
A complexidade de todos estes processos está no facto de se tratar de conjuntos de tarefas exaustivas, com obrigatoriedades legais de manutenção de um conjunto de registos e elaboração de reports diários e mensais.
A estratégia flowinn passou por transformar estas obrigações em processos automáticos, por forma a que naturalmente se possa responder ao que é exigido pelo Infarmed. Desta forma, é possível otimizar a operação, melhor a eficiência e garantir a qualidade.
Saiba mais sobre a flowinn
As soluções da flowinn aliam conhecimentos sólidos de tecnologia avançada a anos de experiência e a um conhecimento profundo do Setor Farmacêutico.
No mercado das Tecnologias de Informação para a Gestão desde 2013, tem como missão aliar o conhecimento profundo dos negócios à tecnologia de vanguarda, para criar soluções de gestão simples e intuitivas, que dotem os seus Clientes de uma operação otimizada e de qualidade.
Entre em contacto connosco e descubra como podemos ajudar.
Quer saber mais? Faça aqui download do Ebook “Distribuição Farmacêutica: Como cumprir as Boas Práticas da Distribuição sem comprometer a eficiência da operação”