Conferência de Líderes: Descubra como a IA pode/está a revolucionar a Indústria Farmacêutica 119

A Conferência de Líderes regressou de férias não com um, mas com dois convidados para falarem sobre o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) na Indústria Farmacêutica.

Por isso, no sexto episódio, intitulado “A REVOLUÇÃO INTELIGENTE”, a Miguel Rovisco de Andrade, diretor geral da A. Menarini, e a Nelson Pires, diretor geral da Jaba Recordati, juntaram-se Maria do Carmo Neves, presidente do conselho de administração do grupo Tecnimede, e Pedro Moura, diretor geral da Merck, tendo a moderação ficado a cargo de Paulo Silva, diretor da revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO.

 

As máquinas vão substituir as pessoas?

Nelson Pires acredita que não. Falando sobretudo da realidade na área comercial, o diretor geral da Jaba Recordati acredita que o que tem mais impacto “ainda são as pessoas”, nomeadamente o médico e o comercial, sendo que a IA vai “potenciar esta relação, mas não substituir”.

Já Pedro Moura, que introduz, na conversa, o conceito de IA generativa, acredita que, efetivamente, as pessoas “não vão ser substituídas pela IA”, mas “vão ser substituídas pelas pessoas que sabem usar a IA de uma forma eficiente”.

Daí Miguel Rovisco de Andrade sublinhar que a IA “altera profundamente a forma de trabalhar porque liberta recursos”, ou seja, “vai haver uma evolução grande”.

Em suma, na área farmacêutica, como complementa Maria do Carmo Neves, “mesmo que não a detetamos, a IA é imprescindível”, desde “a criação de produtos” até “às fábricas”.

Descubra o que os líderes têm mais a dizer sobre o impacto e as aplicações da IA na Indústria Farmacêutica neste novo episódio, disponível no SpotifyGoogle PodcastsApple PodcastsAmazon Music, Pocket Casts, Radiopublic e YouTube.


Conferência de Líderes é uma série de 9 episódios do MF Talks – O Podcast, uma iniciativa da Revista MARKETING FARMACÊUTICO. Este episódio tem o patrocínio da PharmaPlanet.