O nono episódio do podcast Conferência de Líderes já está disponível. Intitulado, “Portugal ‘rouba’ talento?”, o episódio, além do trio já residente, Miguel Rovisco de Andrade, Diretor-Geral da A. Menarini, Nelson Pires, Diretor-Geral da Jaba Recordati e Paulo Silva, moderador da discussão, conta com um convidado especial: Ricardo Costa, Chairman do Grupo Bernardo Costa.
“Já demonstrámos que podemos ser extremamente atrativos e basta perceber o que está a acontecer no Turismo, onde Portugal está na moda”, declara Ricardo Costa. Porém, segundo o chairman, falta agora olhar para a dimensão das “pessoas que têm de trabalhar em Portugal”. Neste ponto, “temos de melhorar vários índices de atratividade”, sendo que na base da falta de atratividade está, “sem dúvida, o nível salarial que se pratica em Portugal, que ainda é muito baixo”, acrescenta.
Outro dos grandes problemas, segundo Miguel Rovisco de Andrade, é “não termos uma estratégia do que é que queremos fazer durante anos sucessivos para atingir um objetivo”. Daí defender que “se quisermos atrair talentos, desenvolver talentos e manter os nossos, temos de ter um plano a longo prazo”.
Nelson Pires concorda com os seus ‘colegas’ de podcast e, neste sentido, argumenta que “temos tudo para atrair talento, mas por falta de estratégia, estamos preocupados em reter talento. Já nem falamos em atrair, o que é muito mau”.
Descubra o que os líderes têm mais a dizer sobre este assunto.
Disponível no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Pocket Casts, Radiopublic e YouTube.
Conferência de Líderes é uma série de episódios do MF Talks – O Podcast, uma iniciativa da Revista MARKETING FARMACÊUTICO. Este episódio tem o patrocínio da PharmaPlanet.