“A Saúde Próxima de Todos” é o lema do 14.º Congresso das Farmácias, que terá lugar em fevereiro, nos dias 9, 10 e 11, no Centro de Congressos de Lisboa.
A Associação Nacional das Farmácias, entidade organizadora, antecipa um momento de debate alargado acerca da proposta de valor que o setor tem para entregar ao sistema de Saúde e às pessoas. O evento constituirá também uma oportunidade de excelência para o regresso ao convívio presencial após a pandemia, tanto mais que decorre, simultaneamente, mais uma edição do salão Expofarma.
«É com alegria que perspetivamos o grande reencontro do setor», afirma a presidente da ANF, que dirige aos colegas o convite à participação neste Congresso. «Estou certa da importância do contributo de cada um de nós para a construção do nosso futuro coletivo, o qual procuraremos discutir no decurso destes três dias», diz Ema Paulino.
Conheça o programa do 14.º Congresso das Farmácias abaixo, inscreva-se já e acompanhe as novidades em www.14congressoanf.pt.
9 DE FEVEREIRO, PRÉ-CONGRESSO
SERVIÇOS FARMACÊUTICOS CENTRADOS NAS PESSOAS: QUE RESPONSABILIDADES?
Participe na discussão sobre metodologias de intervenção, remuneração e responsabilidade social na implementação de serviços, entre outros assuntos. Em foco estarão áreas como a renovação da terapêutica, a preparação individualizada da medicação ou a consulta farmacêutica em afeções comuns.
Para os trabalhos do dia 9 de fevereiro estão já confirmadas as presenças de Maria Mendes, da Área de Intervenções em Saúde da ANF; Catarina Mesquita Machado, da Farmácia Coelho; Nuno Jacinto, da Associação de Medicina Geral e Familiar; e Jaime Melancia, da PSO Portugal – Associação Portuguesa da Psoríase. O painel terá moderação de Francisco Barros e Diana Amaral, da Direção da ANF.
10 DE FEVEREIRO, SESSÃO PLENÁRIA I
TRANSFORMAR A RELAÇÃO COM A PESSOA
Nesta sessão, o debate far-se-á em torno das diferentes perspetivas sobre uma maior integração das farmácias na rede de cuidados de saúde, visando, com o contributo do setor, uma jornada mais fácil e eficiente das pessoas pelo sistema. A importância do acesso aos dados de saúde ou a sustentabilidade dos modelos de financiamento serão alguns dos tópicos abordados. Paula Diniz, da Direção da ANF, irá moderar os trabalhos, nos quais estão já confirmadas as presenças de Paulo Gonçalves, da União das Associações das Doenças Raras; Ana Jorge, da Cruz Vermelha Portuguesa; e de Rui Diniz, da CUF.
10 DE FEVEREIRO, SESSÃO PLENÁRIA II
FARMÁCIA: A SAÚDE PRÓXIMA DE TODOS
A capilaridade e proximidade das farmácias à população estarão em evidência nesta sessão, enquanto mais-valias que a rede tem para entregar ao desenho das políticas de saúde e ao serviço das pessoas. Perceber como é que as diferentes entidades públicas de saúde percecionam a farmácia na integração de cuidados e as necessidades das pessoas que vivem com doença será o objetivo dos trabalhos, moderados por Carolina Mosca, da Ordem dos Farmacêuticos.
11 DE FEVEREIRO, SESSÃO PLENÁRIA III
DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O SETOR DA SAÚDE
A jornalista Ana Sofia Cardoso irá moderar a mesa redonda onde se procurará perceber que perspetivas têm as pessoas acerca do serviço prestado pelas farmácias e que necessidades poderiam ser colmatadas pela rede. O congressista irá ouvir falar de temas como a renovação terapêutica, a dispensa de medicamentos em proximidade ou a integração das farmácias nos cuidados primários e hospitalares, numa conversa em que irão participar Paulo Fernandes, da Direção da ANF; André Biscaia, da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar; Ricardo Mexia, da Junta de Freguesia do Lumiar; Paulo Espiga, do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central; e João Almeida Lopes, da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.
SESSÕES PARALELAS
No dia 11 de fevereiro, entre as 15h00 e as 16h30, decorrem, em simultâneo, quatro sessões dedicadas a quatro temas distintos. Conheça os conteúdos e os intervenientes em cada uma delas, faça a sua escolha e garanta, desde já, o seu lugar em sala.
SESSÃO A: ATRATIVIDADE E RETENÇÃO DE TALENTO
Conheça as políticas de RH implementadas noutros setores da sociedade, e as novas abordagens seguidas. Para os trabalhos desta Sessão A, que terá como moderador Rahim Sacoor, da Direção da ANF, estão já confirmadas as presenças de Ricardo Costa, do Grupo Bernardo da Costa; Inês Lourenço, Psicóloga; Generosa do Nascimento, do ISCTE; e Isabel Tiago, da Farmácia Sália.
SESSÃO B: ACOMPANHAR AS PESSOAS NA RELAÇÃO COM A FARMÁCIA
Fique a par das diferentes estratégias e identifique as potenciais sinergias e oportunidades de melhoria desta relação. Nesta sessão vai ouvir falar de temas e ferramentas tão diversas como o Programa Abem, a Rede de Serviços, a fidelização de clientes ou soluções digitais no apoio relacional. Com moderação de Ana Tenreiro, da Direção da ANF, participam nesta sessão Catarina Tacanho, da Farmácia Rosa; Raquel Nobre Guerreiro, da Farmácia Dalva; Cármen Monteiro, da Farmácia Luciano e Matos; e Magda Serras, nutricionista.
SESSÃO C: HUMANIZAÇÃO TECNOLÓGICA AO SERVIÇO DAS PESSOAS
Identifique novas oportunidades de intervenção da farmácia suportadas na inovação tecnológica ao serviço da melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem com doença. Estão já confirmadas as presenças de Hélder Martins, da Mellitus Criança; de Carolina Tábuas, das Farmácias Portuguesas; e de Joana Carrasqueira, da Google. A moderação fica a cargo de Paulo Gouveia, da Direção da ANF.
SESSÃO D: DESENVOLVIMENTO E PROGRESSÃO DA CARREIRA FARMACÊUTICA EM FARMÁCIA COMUNITÁRIA
Atenção: esta sessão tem um número de inscrições limitado a 50 participantes. Se pretende experimentar e partilhar ferramentas e metodologias de apoio na estratégia de desenvolvimento das pessoas da sua equipa, garanta já o seu lugar. A moderação é de Miguel Samora, da Direção da ANF, e está confirmada a presença de Francisco Barros, Diretor da ANF, e Luís Lourenço, presidente da SRSRA OF e secretário profissional da FIP.