Constantino Sakellarides distinguido com o Prémio Nacional de Saúde 2019 384

Constantino Sakellarides, antigo diretor-geral da Saúde entre 1997 e 1999, foi esta terça-feira (31) galardoado com o Prémio Nacional de Saúde 2019, atribuído pela DGS.

“Ninguém é nada sozinho e tudo o que somos depende da forma como aprendemos, crescemos, trabalhamos e convivemos com os outros”, começou por explicar Constantino Sakellarides na cerimónia de entrega do prémio.

O especialista identificou um conjunto de desafios para a saúde pública, que passa pelo trabalho com as comunidades na promoção da saúde, a análise inteligente, a inteligência artificial (com a “introdução do ponto de vista das pessoas nos bancos de dados”), o domínio da saúde pública e a gestão da mudança (“um sistema complexo requer uma abordagem sistémica, não podemos simplificar fragmentando”).

Constantino Sakellarides foi ainda diretor para as Políticas e Serviço de Saúde da OMS/Europa e presidente da Associação Europeia de Saúde Pública. Entre 2016 e 2018 foi responsável pelo desenho e coordenação da iniciativa “SNS + Proximidade” e fundou a Fundação para a Saúde – SNS.

O Prémio Nacional de Saúde distingue anualmente personalidades que contribuem para a obtenção de ganhos em saúde ou para o prestígio das organizações de saúde no âmbito do SNS.