Controlaradiabetes.pt partilha novos treinos e receitas simples para um estilo de vida mais saudável 202

A Diabetes é considerada um problema de saúde pública. De acordo com o Observatório Nacional da Diabetes (OND), 13,6% dos adultos em Portugal, entre os 20 e os 79 anos, tem diabetes dos tipos 1 e 2, sendo um dos dois países da União Europeia com maior taxa de prevalência. A forma mais comum da doença é a Diabetes tipo 2, sendo responsável por 90% dos diagnósticos. Apesar do número elevado, 70% dos casos podem ser prevenidos através da adoção de um estilo de vida saudável, que privilegia a prática de exercício físico e os bons hábitos alimentares.

Para quebrar esta tendência e ajudar a população a prevenir o desenvolvimento da Diabetes tipo 2 e a controlar a progressão da patologia, a MSD Portugal vai lançar novos conteúdos no Controlaradiabetes.pt, dedicados ao exercício físico e à alimentação saudável. A partir de novembro, vão ser disponibilizados vídeos curtos com receitas saudáveis e saborosas pensadas para as refeições ao longo do dia, confecionadas pela nutricionista Rita Rocha de Macedo, e treinos básicos e completos, ministrados pela apresentadora e Digital Creator Laura Figueiredo que podem – e devem – ser aplicados no dia-a-dia.

A prática do exercício físico é fundamental para garantir o controlo do peso, mas também para promover a melhoria do bem-estar físico e mental. Por sua vez, uma alimentação saudável contribui para o controlo dos níveis de açúcar no sangue, além de garantir também a regulação do peso, entre outros benefícios importantes que promovem o bem-estar geral.

Através destas duas rubricas, as pessoas podem encontrar dicas simples para alterar, pouco a pouco, os seus comportamentos, começar a adotar hábitos mais saudáveis e, por conseguinte, prevenir e controlar uma doença tão impactante como a Diabetes tipo 2.

Esta iniciativa reflete o forte compromisso da MSD Portugal na prevenção e gestão da Diabetes tipo 2, um dos problemas de saúde crónicos mais graves que enfrentamos atualmente, e o seu contributo para aumentar a literacia sobre esta doença.