
O ponto de partida para a 14ª Conferência MF Talks é muito claro:
A transformação digital a que assistimos e a consequente disrupção provocada nas empresas, nos processos e nas pessoas, está a gerar um ambiente de grande imprevisibilidade e de verdadeiro caos.
As limitações àquilo que era o normal relacionamento da IF com os médicos – impostas pela pandemia – aceleraram o processo de desconstrução do modelo de negócio, criando menor transparência quanto à estratégia a seguir.
Chamemos os bois pelos nomes: do meu ponto de vista, a questão não é saber se o correto é ter 30, 60 ou 90% de incorporação do digital, mas sim avaliar se as equipas comerciais estão convenientemente preparadas para trabalhar num ambiente que exige maior flexibilidade, melhor personalização e conteúdos ou projetos de valor acrescentado. O importante é garantir que os DIM ou MSL adquiriram as competências necessárias para não terem de fazer mais do mesmo, mas assumirem uma atitude mais customer oriented e patient-centric. Deve ser esse o objetivo do Marketing Farmacêutico, certo?
E porque é a conversar que a gente se entende, vamos querer saber como está a ser o dia-a-dia dos DIM na relação com os médicos. Como estão a ultrapassar os obstáculos? Quanto facilitadoras estão a ser as ferramentas digitais disponibilizadas? E como está a ser a reação dos próprios médicos? Que tipo de relação esperam da IF? Quanto importantes são as visitas médicas para passar informação e influenciar prescrição? Onde se esperam significativas melhorias?
Convidámos os protagonistas, temos as perguntas, vamos querer saber as respostas.
Luis Vasconcelos Dias
Pharma & Healthcare Consultant
A 14ª Conferência MF TALKS é uma iniciativa da revista MARKETING FARMACÊUTICO, powered by RHP, com o apoio da Pharma Planet, Simposium Digital Healthcare e APPIMEDICA e que conta com as revistas FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO e FARMÁCIA CLÍNICA, o Portal NETFARMA e a E-newsletter FARMANEWS como media partners.
Saiba mais em: https://mftalks.livewebinar.pt/