Correia de Campos: SNS precisa de ganhar eficiência e qualidade 07 de Julho de 2014 «O SNS [Serviço Nacional de Saúde] não pode repousar sob as glórias passadas», precisa de «ganhar eficiência e qualidade» e de «evitar o desperdício», avisa o ex-ministro da Saúde, António Correia de Campos, num livro que é lançado hoje.
No momento em que se discute a sobrevivência do SNS, o ex-governante desmonta as ideias feitas que têm alimentado o debate público na obra intitulada Saúde & Preconceito: Mitos, falácias e enganos.
Lembrando que a saúde é «muito mais do que ter bons médicos, bons hospitais, centros de saúde, medicamentos e meios de diagnóstico», Correia de Campos defende que é «preciso atuar sobre as determinantes da saúde, cada dia mais evidentes, em especial quando a crise apertou». Trabalhando para conseguir «condições ambientais corretas, alimentação equilibrada» e também «níveis de rendimento que não deixem na pobreza uma parte dos cidadãos».
António Correia de Campos não crê que o sistema de saúde vá ruir, após a crise financeira de 2008. «Não há sinais de que tal aconteça, mas observa-se uma deterioração crescente dos meios ao alcance do SNS, com reflexos em elevadas listas de espera e eventuais perdas na qualidade do atendimento», observa. Se esta «deriva» não for corrigida, alerta, «podemos cair, aos poucos, na deterioração do belo sistema que construímos», citou o “Público”.
|