O Governo dos Açores, anunciou que vai deixar de pagar, a partir de outubro, os testes à covid-19 feitos pelos laboratórios nacionais para quem pretenda viajar para a região.
O anúncio foi feito pelo secretário da Saúde, Clélio Meneses.
“A partir do próximo mês de outubro, vão caducando as convenções que a região tem com laboratórios nacionais, que antes faziam os testes pagos pela região”, explicou.
Os passageiros que entrem no arquipélago podem optar por “trazer testes pagos por si”, fazerem teste gratuito à chegada ou apresentarem um certificado de testagem, de recuperação ou de vacinação.
Clélio Meneses acrescentou ainda que os Açores vão passar a aceitar certificados digitais da União Europeia, para os passageiros que chegam ao arquipélago, bem como certificados da Organização Mundial de Saúde ou “qualquer certificado de países terceiros, em regime de reciprocidade, ou seja, que também aceitem os certificados nacionais”.
Segundo o secretário regional, a região já possui mais de 80% da população “completamente vacinada” contra a covid-19, razão pela qual é possível agora ir levantando, aos poucos, as medidas restritivas que antes existiam.