A Câmara de Lisboa decidiu alargar, a partir de quinta-feira, a testagem gratuita nas farmácias à covid-19 a todos os moradores, deixando o programa de estar limitado às freguesias com maior incidência da doença.
“O Plano Municipal de Testagem de Lisboa Covid-19 vai permitir a testagem gratuita a todos os moradores da cidade de Lisboa, já a partir de 15 de abril, deixando de estar limitado aos moradores das freguesias com mais de 120 casos por 100 mil habitantes e a cidadãos maiores de 16 anos”, avança a autarquia, em comunicado.
A Câmara de Lisboa salienta na nota que “o alargamento do número de testes, efetuados de forma massiva e universal na cidade, é uma medida central de prevenção da propagação do vírus e na promoção da saúde pública”.
O município presidido por Fernando Medina recorda que iniciou um processo de testagem massiva na cidade em 31 de março, “garantindo a possibilidade de dois testes gratuitos nas farmácias de Lisboa todos os meses, nas freguesias com uma incidência covid mais elevada”, acrescentando que o programa conta, à data, com mais de 90 farmácias aderentes.
“A autarquia encontra-se ainda em conversações com as associações representativas do comércio e restauração, UACS [União de Associações do Comércio e Serviços] e AHRESP [Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal], para encontrar um sistema de testagem dos profissionais destas empresas, independentemente do concelho de residência desses trabalhadores”, adianta.
A lista de farmácias aderentes ao programa pode ser consultada aqui.