De acordo com a entidade reguladora da saúde alemã, a Alemanha vai iniciar ensaio clínico de uma vacina contra a covid-19 num grupo de voluntários saudáveis.
O ensaio clínico foi desenvolvido pela empresa de biotecnologia alemã BioNTech e a farmacêutica norte-americana Pfizer.
Estes ensaios pretendem “determinar a tolerância geral da vacina em teste e a sua capacidade de propor uma resposta imune contra o agente patogénico”, um vírus de ARN (ácido ribonucleico) que tem a particularidade de sofrer mutações.
Na primeira fase do estudo clínico, uma das variantes de vacina será testada em 200 voluntários saudáveis com idades compreendidas entre os 18 e os 55 anos. Na segunda fase serão vacinados mais voluntários da mesma faixa etária, mas com alto risco de infeção ou de desenvolver complicações em caso de infeção.
Esta é a quarta autorização no mundo para testes em humanos de possíveis vacinas contra a doença da covid-19, de acordo com o divulgado pelo Instituto Paul Ehrlich (PEI), a entidade federal responsável por vacinas e medicamentos biomédicos no país.
Segundo a BioNTech, os ensaios clínicos também deverão ser realizados pela Pfizer nos Estados Unidos, assim que tiverem autorização das autoridades reguladoras.