Covid-19: Autoagendamento disponível para pessoas com mais de 75 anos 893

Está disponível, desde dia 5 de novembro, o autoagendamento para a dose de reforço contra a covid-19 e a vacina contra a gripe, para pessoas com 75 anos ou mais.

“O autoagendamento das pessoas com mais de 70 anos vai decorrer a partir de segunda-feira, tendo sido possível antecipar ainda para hoje (sexta-feira) o agendamento acima dos 75 anos”, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS), através de comunicado.

No portal, pode-se agendar a administração das duas vacinas em simultâneo, contudo, no centro de vacinação, o utente poderá optar pela toma de apenas uma delas, explicou ainda a DGS.

A partir de hoje, segunda-feira, as pessoas com 80 ou mais anos também já se poderão deslocar a um centro de vacinação em regime de “casa aberta”. Lembrar, que antes, devem consultar os horários dos centros da sua residência e procurar, sempre que possível, os períodos que têm geralmente menos afluência.

A DGS informa ainda que esta dose de reforço da vacina contra a covid-19 deve ser realizada com as vacinas da Moderna (Spikevax) ou da Pfizer (Comirnaty), pelo menos seis meses (180 dias) após a vacinação completa.

Segundo a nota divulgada, “a coadministração das duas vacinas está a ter uma grande adesão por parte da população, excedendo os 90% de aceitação em vários locais do país”.

A DGS lembra que a “vacinação é essencial especialmente esta altura do ano, em que é expectável a circulação de vários vírus respiratórios e poderá verificar-se igualmente o impacto das temperaturas baixas na saúde da população”.