A Agência Europeia dos Medicamentos (EMA) recomendou esta quinta-feira autorização à comercialização na União Europeia da vacina contra a covid-19 da farmacêutica francesa Valneva. Esta é a sexta vacina recomendada na UE contra a covid-19 e irá reforçar as campanhas de vacinação contra a doença nos Estados-membros.
Esta vacina destina-se a ser utilizada como imunização primária em pessoas entre os 18 e os 50 anos e é produzida a partir de partículas inativadas da estirpe original do coronavírus SARS-Cov-2.
Portugal ultrapassou na quarta-feira os cinco milhões de casos de infeção por SARS-CoV-2 desde o início da pandemia de covid-19 e regista uma redução da média de contágios diários, que está agora nos 14.714, anunciou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). “Estima-se que até 17 de junho de 2022 tenham ocorrido 5.064.674 casos” de infeção no país, avança o relatório semanal da entidade sobre a evolução da pandemia, citado pela Lusa.
Desde que foram confirmados os primeiros diagnósticos de covid-19, em 02 de março de 2020, foram precisos cerca de 17 meses para o país ultrapassar a marca de um milhão de casos positivos, o que aconteceu em 14 de agosto de 2021.