Covid-19: Bayer junta-se à Curevac para vacina na última fase de testes 800

A Bayer anunciou uma parceria com a CureVac, empresa que está a desenvolver uma vacina contra a covid-19, atualmente na última fase de testes clínicos.

De acordo com o comunicado divulgado pela Bayer, esta “dará suporte ao desenvolvimento adicional, fornecimento e operações in loco em territórios chave para a candidata à vacina contra a covid-19 da CureVac. A Bayer contribuirá com a experiência e infraestrutura estabelecidas em áreas como operações clínicas, assuntos regulamentares, farmacovigilância, informação médica, rede de distribuição e outros tipos de apoio em alguns países selecionados”.

A CureVac indicou no mês passado que espera ter até final de março os primeiros resultados do estudo clínico de fase 3 da vacina candidata baseada na tecnologia de RNA (ácido ribonucleico) mensageiro, chamada CVnCoV.

O RNA mensageiro, ou mRNA, é a sequência codificada para um antígeno (substância que desencadeia a produção de anticorpos) específico da doença, que leva o corpo a ter uma resposta imune.

A CureVac será a Titular da Autorização de Introdução no Mercado para o produto, enquanto a Bayer dará suporte à CureVac nas operações locais na União Europeia (UE) e em outros mercados selecionados. A Bayer também pode vir a ser Titular da Autorização de Introdução no Mercado da vacina em outros mercados fora da Europa.

“As empresas planeiam unir forças para fornecer centenas de milhões de doses da CVnCoV em todo o mundo, assim que as aprovações forem obtidas. Juntas, ambas as empresas visam desempenhar um papel significativo no fim da pandemia da covid-19”, indica o mesmo comunicado.