A Comissão Europeia (CE) autorizou esta segunda-feira, dia 21 de dezembro, a colocação no mercado da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer e BioNTech.
Esta autorização foi dada horas depois da Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter dado o seu parecer científico favorável.
O anúncio foi feito por Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, numa declaração à imprensa, em Bruxelas.
“Hoje acrescentámos um importante capítulo ao nosso combate contra a covid-19. Tomámos a decisão de disponibilizar aos cidadãos europeus a primeira vacina contra a covid-19. Concedemos autorização comercial condicional à vacina produzida pelo BioNTech e Pfizer”, anunciou.
Von der Leyen anunciou ainda que o laboratório da Pfizer na Bélgica começará a enviar as primeiras remessas de vacinas “nos próximos dias”, e que a vacinação pode arrancar tal como previsto, entre 27 e 29 de dezembro em todos os países da União Europeia (UE).
“Esta é uma bela forma de terminar este ano difícil e finalmente começar a virar a página da covid-19. Esta é a nossa primeira vacina, outras serão aprovadas em breve se se revelarem seguras e eficazes”, declarou Von der Leyen.
A presidente da CE adiantou também que “a EMA vai emitir a sua opinião sobre a segunda vacina, a da Moderna, já dia 6 de janeiro”.