A partir desta segunda-feira, dia 28 de junho, Lisboa vai ter um centro de vacinação contra a covid-19. Este situa-se em Alcântara, e vai funcionar em regime de “atendimento livre”, sem marcação.
A noticia foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Fernando Medina.
“Vamos ter, já a partir de segunda-feira, um centro em Alcântara que vai funcionar no formato de atendimento livre para todas as pessoas que estejam nas faixas etárias abrangidas no plano de vacinação, para que se possam ir vacinar sem pré-marcação”, indicou à TVI24.
De acordo com o presidente da CML, este centro vai funcionar entre as 7:00 e as 21:00.
Esta é uma das medidas tomadas pela autarquia lisboeta para acelerar a vacinação em Lisboa, região onde se têm registado nos últimos dias os maiores casos de infeção diários por covid-19.
Fernando Medina indicou ainda que pretende aumentar a vacinação, afirmando que há “condições logísticas e operacionais para que a vacinação seja acelerada”, pois existe “capacidade para aumentar em 50% os números da vacinação” nos centros existentes na capital, “assim haja vacinas disponíveis”.
Para esse aumento da capacidade de vacinação, o autarca indicou ser necessário “um esforço grande de contratação de mais enfermeiros” e um “alargamento dos horários de funcionamento dos centros”.
“Propusemos que tenham horário alargado em cerca de quatro horas e que funcionem também aos sábados e aos domingos”, especificando que os centros ficarão abertos até às 22:00.