De acordo com a publicação local Caixin, a China iniciou testes clínicos em seres humanos, de duas possíveis vacinas para a covid-19.
Estas são duas vacinas inativadas, que consistem em microrganismos produzidos pela inativação ou morte do vírus durante o processo de fabrico.
A primeira vacina a ser testada foi desenvolvida pelo Instituto de Virologia Wuhan, a cidade chinesa onde se deram os primeiros casos da covid-19 detetados, em conjunto com a Sinopharm, e com o apoio financeiro do ministério chinês da Ciência e Tecnologia.
A vacina vai ser testada em 1.396 voluntários, recrutados na província de Henan, no centro do país, até 10 de novembro de 2021.
A segunda vacina é o resultado do trabalho conjunto de várias empresas, liderada pela Sinovac Research & Development, empresa subsidiária da Sinovac Biotech, que também trabalhou numa vacina contra a Síndrome Respiratória Aguda e Grave (SARS), que surgiu na China, em 2003.
Lembrar que em meados de março, as autoridades chinesas já tinham aprovado o início de ensaios clínicos para outra vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Academia Militar de Ciências.