Covid-19: DGS pondera diminuir tempo entre doses da vacina AstraZeneca 533

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, indicou que que a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a comissão técnica de vacinação estão a ponderar diminuir o tempo entre as duas doses da vacina AstraZeneca contra a covid-19.

Numa visita a Santa Cruz da Trapa, em São Pedro do Sul, António Lacerda Sales explicou que as dúvidas são de teor técnico e têm a ver com a imunidade

“Essas dúvidas continuam do ponto de vista técnico. Ainda há pouco tempo se falava na possibilidade de alargar o tempo das doses em função daquilo que era a questão da imunidade, portanto, promovia maior imunidade se fossem mais afastadas as doses”, e acrescento, “hoje diz-se o contrário, nomeadamente em relação a uma variante, a variante Delta [associada à Índia], e, por isso, essa é também uma questão técnica que a DGS e a comissão técnica de vacinação estão a ponderar”, explicou.

Esta decisão surge depois de a comissária europeia para a Saúde ter afirmado, esta terça-feira, que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração da vacinação completa da população.

Sobre este assunto, António Lacerda Sales disse que está a ser feito um estudo a nível internacional, sobre as variantes do novo coronavírus e a eficácia das diferentes vacinas assim como o perfil clínico das pessoas internadas e se estão ou não vacinadas.

“Tudo isso é muito importante na definição deste processo. Esse estudo está a ser feito, com certeza com a devida tranquilidade também, porque não é só a nível nacional, é também a nível internacional que tem de ser feito de acompanhamento, de monitorização, não é algo que se faça em poucos dias e logo que possa haver alguns resultados que serão apresentados”, concluiu.

De acordo com dados fornecidos à Lusa, pela task force para o plano de vacinação contra a covid-19, já foram ministradas um milhão de vacinas AstraZeneca e existem 250 mil em reserva, de um total de 450.000.