A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou a administração de uma dose de reforço da vacina contra a covid-19, a pessoas com 18 ou mais anos, considerando “prioritária e urgente” a vacinação de dois grupos.
“A DGS, após análise do parecer da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 (CTVC) sobre o alargamento da estratégia de reforço vacinal contra a covid-19, recomenda a administração de uma dose de reforço de uma vacina de mRNA a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos”, indicou em comunicado.
Segundo a DGS, esta recomendação inclui a vacinação “urgente e prioritária” das pessoas com 40 ou mais anos, por faixas etárias decrescentes, e das pessoas entre os 18 e os 39 anos com, pelo menos, uma das comorbilidades” que constam da norma.
A seguir, recomenda-se a vacinação com a dose de reforço, às restantes pessoas entre os 18 e os 39 anos.
Recomenda-se ainda a “dose de reforço para as pessoas com 40 ou mais anos de idade e das pessoas com 18 aos 39 anos com comorbilidades”, pois com a vacinação destes grupos, assegura-se uma “proteção reforçada das pessoas que atualmente constituem cerca de 94% dos internados”, explica a DGS.
Também as pessoas com menos de 40 anos sem comorbilidades serão vacinadas com a dose de reforço, no âmbito de “uma estratégia de proteção individual e de saúde pública”.