Henrique Gouveia e Melo, coordenador da “task force da vacinação contra a covid-19, anunciou que os doentes acompanhados em consultas externas vão poder ser vacinados nos próprios hospitais, um processo que deve iniciar-se na próxima semana.
“Estamos a organizar um processo em que todos os doentes que estão em consulta externa, porque são doentes mais graves, também sejam vacinados no contexto hospitalar imediatamente dentro das próprias consultas dos hospitais”, afirmou o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, em entrevista à RTP3.
Segundo o responsável do plano de vacinação que se iniciou no final de 2020, este procedimento “facilita muito o processo” de vacinar as pessoas com doenças e constitui também uma “vacinação mais segura”.
“Estamos a preparar o processo. Não costumámos demorar muito tempo a preparar estes processos”, disse Gouveia e Melo, que admitiu que esta vacinação em contexto hospitalar possa arrancar já na próxima semana.
Se não existirem contratempos na entrega das vacinas que estão previstas chegar a Portugal, o coordenador da task force reiterou, também, a meta de ter 70% da população vacinada com a primeira dose contra o vírus SARS-CoV-2 entre o final de julho e agosto.