Covid-19: EMA aprova vacina da AstraZeneca 967

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) aprovou a utilização da vacina da AstraZeneca-Universidade de Oxford contra a covid-19, para todos os adultos, na União Europeia.

Esta passa a ser a terceira vacina a ser aprovada contra a covid-19, depois das desenvolvidas pela Pfizer-BioNTech e pela Moderna.

No comunicado divulgado, a EMA reconhece que nos vários ensaios levados a cabo pela AstraZeneca, participaram sobretudo pessoas com idades compreendidas entre os 18 e 55 anos, e não há ainda resultados suficientes nos participantes com mais de 55 anos para avaliar com rigor a eficácia da vacina acima desta faixa etária, “no entanto, é esperada proteção, já que se verifica uma resposta imunitária neste grupo etário e com base na experiência com outras vacinas”.

“Uma vez que existe informação fiável sobre segurança [da vacina] nesta população, os peritos científicos da EMA consideraram que a vacina pode ser utilizada em adultos mais velhos”, indica, acrescentando que aguardam “mais informação de estudos em curso, que incluem uma maior proporção de participantes mais idosos”.

A EMA afirma ainda que nos quatro ensaios clínicos realizados no Reino Unido, Brasil e África do Sul, que envolveram cerca de 24 mil pessoas no total, a segurança da vacina foi confirmada.

“A segurança da vacina foi demonstrada em todos os quatro estudos […] O Comité de Medicamentos para Uso Humano da EMA avaliou exaustivamente os dados sobre a qualidade, segurança e eficácia da vacina e recomendou por consenso a concessão de uma autorização formal condicional de comercialização pela Comissão Europeia”, concluiu.

De acordo com o indicado no comunicado, esta vacina é composta por duas doses, com a segunda a dever ser administrada entre quatro a 12 semanas depois da primeira.