Covid-19: EMA recomenda autorização de dois medicamentos de anticorpo monoclonal 673

O Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP na sigla em inglês) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla em inglês) recomendou à Comissão Europeia (CE) a autorização dos medicamentos Ronapreve e Regkirona para o tratamento e prevenção da covid-19.

O anúncio foi feito através de comunicado, disponível na página oficial da EMA.

O Ronapreve e o Regkirona são os primeiros medicamentos com anticorpos monoclonais a receber um parecer positivo do CHMP para a covid-19 e a juntar-se à lista de produtos covid-19 que receberam um parecer positivo desde que o Veklury (remdesivir) foi recomendado para autorização em junho de 2020.

Os anticorpos monoclonais são proteínas projetadas para se anexar a um alvo específico, neste caso a proteína spike do SARS-CoV-2, que o vírus usa para entrar nas células humanas.

Ronapreve (casirivimab/imdevimab) é da Roche, e o Regkirona (regdanvimab) da Celltrion Healthcare, da Coreia do Sul.

O perfil de segurança de ambos os medicamentos foi favorável com um pequeno número de reações relacionadas com a perfusão e o CHMP concluiu que os benefícios dos medicamentos são superiores aos riscos para as suas utilizações aprovadas.

A EMA recomendou o Ronapreve para o tratamento da covid-19 em adultos e adolescentes (a partir dos 12 anos e com pelo menos 40 quilos), que não necessitem de oxigénio suplementar e que corram um risco acrescido de a sua doença se tornar grave. O medicamento também pode ser utilizado para prevenir a covid-19 em pessoas com mais de 12 anos.

Quanto ao Regkirona, a EMA recomendou o medicamento para o tratamento de adultos com covid-19 que não necessitem de oxigénio suplementar e que estão igualmente em risco acrescido de a sua doença se tornar grave.

Pode consultar o comunicado aqui.