De acordo com a divulgação de vários resultados de ensaios clínicos de fase inicial e intermédia com crianças e adolescentes, a vacina chinesa CoronaVac contra a covid-19 é segura e desencadeia uma forte resposta de anticorpos.
Os resultados foram divulgados em comunicado pela revista médica britânica The Lancet.
Os ensaios clínicos de fase 1/2 envolveram 552 crianças e jovens saudáveis entre os 3 e os 17 anos, aos quais foram administradas as duas doses convencionadas para a vacina produzida pela Sinovac.
Do total de participantes, 72 foram inscritos no ensaio clínico de fase 1, que decorreu entre 31 de outubro e 2 de dezembro de 2020, e 480 no ensaio de fase 2, de 12 a 30 de dezembro de 2020.
A vacina (1,5 ou 3 microgramas por dose) ou um placebo foram dados por injeção intramuscular no primeiro dia do teste e passados 28 dias.
Os resultados mostram que mais de 90% dos menores desenvolveram anticorpos para o novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença respiratória covid-19, sendo a resposta proporcional à dosagem: quanto maior a dose de vacina administrada, maior a quantidade de anticorpos neutralizadores gerada.
Observou-se ainda que a quantidade de anticorpos produzidos é superior nas crianças e nos adolescentes do que nos adultos a partir dos 18 anos.
Com base nos resultados obtidos, aconselha-se a toma de duas doses de 3 microgramas da vacina CoronaVac a crianças e adolescentes dos 3 aos 17 anos.
A maioria das reações adversas verificadas com a toma da vacina foi ligeira a moderada, sendo a dor no local da injeção a mais comum, em 73 do total de participantes.
A publicação The Lancet realça que se trata dos primeiros dados publicados sobre a segurança e a resposta imunitária geradas por uma vacina contra a covid-19 em crianças com 3 anos, e que devem ser feitos mais estudos, de preferência englobando mais etnias e mais avaliações, incluindo a resposta das células imunitárias, que desempenham igualmente um papel importante no combate à infeção pelo SARS-CoV-2.
O uso de emergência da CoronaVac em crianças com mais de 3 anos já está aprovado na China.