Covid-19: Entrega de vacinas para profissionais de saúde conforme requisições 472

Depois de questionada pelo Sindicato Independente dos Médicos sobre quando é que os médicos serão vacinados com a terceira dose da vacina contra a covid-19, a Direção-Geral da Saúde (DGS) veio esclarecer que a distribuição das vacinas para os profissionais de saúde é feita de acordo com as requisições das instituições e a administração é organizada por estas.

Em comunicado, o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) “saudou a boa nova” do reforço da vacinação, mas manifestou “a sua preocupação com o aparente amadorismo e falta de planeamento que parece reinar”, tendo em conta “o rápido inquérito” que efetuou junto de algumas instituições hospitalares e agrupamentos de centros de saúde de norte a sul, que indicou que “a maioria dos médicos desconhece quando, onde e como será vacinado”.

Fonte da Direção-Geral da Saúde (DGS), veio esclarecer que a vacinação dos profissionais de saúde com atividade assistencial é organizada pelos serviços de saúde ocupacional (SSO) das instituições.

“De salientar que o processo não é homogéneo e que a vacinação é organizada pelos diferentes SSO”, indicou fonte da DGS, à agência Lusa.

A DGS explicou ainda que o Núcleo de Coordenação de Apoio ao Ministério da Saúde iniciou este processo com a solicitação aos serviços das necessidades de vacinas, e que estas “estão a ser distribuídas de acordo com as respetivas requisições, podendo a vacinação iniciar-se a partir desse momento”.