Covid-19: Estudo indica que vacina russa é segura 481

De acordo com um estudo publicado na revista científica The Lancet, as duas variantes da vacina russa contra a covid-19 são seguras, não provocam reações adversas graves e motivaram uma resposta de anticorpos.

O artigo dá a conhecer o resultado dos testes realizados a duas variantes candidatas a uma vacina contra a covid-19. Nestes dois ensaios de 42 dias, com 38 adultos saudáveis em cada, não foi encontrado “qualquer efeito adverso sério entre os participantes e confirmaram que as vacinas candidatas provocam uma resposta de anticorpos”.

O estudo envolve uma formulação congelada da vacina e outra liofilizada. A congelada foi desenvolvida para uso em larga escala através das cadeias globais existentes para vacinas, enquanto a fórmula liofilizada foi concebida para regiões difíceis de alcançar, pois é mais estável e pode ser armazenada a 2-8 graus centígrados, explicam os cientistas.

Apesar destes bons resultados, o estudo indica ainda que são “necessários ensaios grandes e de longo prazo, incluindo uma comparação com placebo, e monitorização adicional para estabelecer a segurança e eficácia a prazo da vacina para prevenir a infeção que provoca a covid-19”.