O Governo dos Estados Unidos anunciaram um novo contrato no valor de 1,3 mil milhões de euros para a produção de 100 milhões de doses da vacina experimental do laboratório Moderna.
“Tenho o prazer de anunciar que fechámos um acordo com a Moderna para o fabrico e entrega de 100 milhões de doses da sua vacina experimental contra o novo coronavírus. O Governo federal será o proprietário dessas doses da vacina, estamos a comprar”, informou Donald Trump, durante uma conferência de imprensa na Casa Branca.
O laboratório norte-americano Moderna lidera um dos três projetos que estão já na fase final de testes clínicos em milhares de pessoas.
Os resultados preliminares da primeira fase, mostraram que a vacina gerou uma resposta imunológica.
Este é o sexto contrato deste género desde maio deste ano, o que faz aumentar o investimento público norte-americano para 2,48 mil milhões de dólares (2,1 mil milhões de euros).
O contrato com a Moderna prevê ainda a opção de compra de mais 400 milhões de doses.
“Estamos preparados para produzir rapidamente 100 milhões de doses assim que a vacina for aprovada e até 500 milhões seguidamente”, acrescentou Donald Trump.
A administração liderada por Donald Trump já gastou 10,9 mil milhões de dólares (9,28 mil milhões de euros) no desenvolvimento e produção de vacinas. Para além do negócio com a Moderna, foram também feitos acordos para comprar 100 milhões de doses às empresas Johnson & Johnson, Novavax, Pfizer e Sanofi, e 300 milhões de doses da AstraZeneca, elevando o total para 800 milhões de doses até ao momento.