Covid-19: Farmacêuticos podem dar “50 mil vacinas por dia”, garante bastonária da OF 568

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) mostrou-se disponível para participar no esforço da vacinação, depois de essa hipótese ter sido admitida por Henrique Gouveia e Melo, o novo coordenador da Task Force do Plano de Vacinação Contra a Covid-19 em Portugal, em entrevista à TVI.

Contudo, Ana Paula Martins, bastonária da OF pede à tutela que planeie o processo com antecedência, para não falhar.

Em declarações à TSF, a bastonária dos Farmacêuticos deixou um apelo ao coordenador da Task Force para que, “se, efetivamente, o Ministério da Saúde e o Governo de Portugal têm a intenção de, como outros países fizeram, envolver as farmácias [na vacinação contra a Covid-19], por favor, comecem a falar connosco o mais rapidamente possível”, sublinhou Ana Paula Martins, antes de alertar: “É muito importante. Não queremos falhar, não podemos nunca falhar.”

A representante dos Farmacêuticos recordou, ainda, a experiência dos farmacêuticos na vacinação contra a gripe e acredita que as farmácias podem vacinar contra a Covid-19 cerca de 50 mil pessoas por dia.

“Chegaremos a um momento, no terceiro período [do plano de vacinação], em que teremos de vacinar para cima de 200 mil pessoas por dia. Nesse contexto, estou convencidíssima de que as farmácias conseguirão seguramente ir até às 50 mil vacinas por dia”, assegurou a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, antes de explicar: “Nas épocas de gripe, vacinamos oito a dez horas por dia.”